Segurança e conforto do seu filho em 1º lugar
Categoria: Artigos

Quando pensamos em fotografia de recém-nascido ou infantil a segurança e o conforto do seu filho devem estar em primeiro lugar.

O assunto tem como objetivo dois principais públicos:

Aos pais para que pesquise o profissional antes de colocar o que há de mais precioso de sua vida na frente de uma lente.

Aos profissionais para que haja conscientização, busquem conhecimento e treinamento de técnicas seguras.

Segurança e Conforto

 

Pontos básicos e práticos:

Segurança

a) Iniciarei pelas belíssimas poses tão divulgadas na mídia e desejadas pelas mamães. Recém-nascido de bruços com as mãozinhas embaixo do queixo, suspensos por tecido – do tipo cegonha. São lindas e podem tornar perigosas se o profissional não conhecer os cuidados necessários. Esta é a fase que o bebê não possui equilíbrio e exige do fotógrafo conhecimento, preparação, cuidados e técnicas seguras.

Estes ensaios são realizados com duas pessoas, sendo que uma delas auxilia para manter a coluna reta e o equilíbrio da cabeça do bebê. Estas fotografias são resultados de 2 ou 3 fusões de fotos trabalhadas em Photoshop.

b) Brinquedos. Sugiro ensaios com os brinquedos da criança, porque muitas delas sempre o levam até a boca e sendo objeto pessoal, minimizamos/ quebramos a possibilidade de “contágio”. E por ser familiar à eles, as fotos ficam espontâneas e divertidas.

c) Tocas, mantinhas, cestos, equipamentos sempre higienizados!

d) O profissional deve preservar pela sua saúde e da criança. Lavar sempre as mãos, usar álcool gel. Cuidados com unha comprida, anel, alianças. Lembro-me do último WS em que participei, tivemos uma aula específica de como lavar as mãos. É assunto sério! Se o fotógrafo ou criança não estiver bem, remarque o ensaio!

Conforto do bebê

Ensaio em estúdio.  Ele deve ser limpo, a assepsia impecável dos acessórios, arejado e temperatura controlada. Principalmente porque amamos aquelas fotos sem roupinhas 🙂

Ensaio em residência. Necessita das mesmas considerações acima. Utilizar aquecedor para manter a temperatura entre 26 a 30 graus. Além do conforto de estar em seu lar, este ensaio pode deixar preciosas recordações do ambiente projetado para a chegada do seu filho.

Lembre-se dentre todas as características de uma linda imagem, se estamos falando de fotógrafo de crianças precisamos saber quais cuidados ele considera. Como podemos saber? Dica Simples. Procure referência, pergunte a quem indicou como foi a sessão do filho dele e ainda agende um horário para conversar com o profissional antes de marcar o ensaio.

Espero ter contribuído.

Um abraço,

Alessandra

 

Nicolas+Yuri_pb

 

 

 

Comentários